sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como se recebe uma ovelha perdida?


Trecho de uma conversa com um amigo sobre se a Watchtower tem sincero interesse nas motivações de quem deseja voltar a ser uma Testemunha de Jeová.

Jedi, realmente, a Torre não se importa com o porquê você está voltando para seu redil. Inclusive, pergunto: 

— Qual a base bíblica para o torturante ritual de aceitação de uma ovelha que quer voltar à congregação cristã? 

As Testemunhas de Jeová, orientadas pelo Corpo Governante, exigem que, para poder retornar oficialmente à congregação cristã, a pessoa arrependida frequente as reuniões por uns seis meses, ou mais, sem ninguém poder falar com ela e sem que ela, por sua vez, possa dirigir qualquer palavra aos seus irmãos em Cristo. A tratam como um ser invisível, como se não fosse uma pessoa próxima ali, querendo retornar à congregação. 


— Foi desse modo impiedoso que Cristo ensinou a tratar as ovelhas perdidas que retornam?

"Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? 

Lucas 15:4

Por que se exige da "ovelha" que tenta retornar ao rebanho que fique cerca de 6 MESES frequentando as reuniões e sem balir um só gemido ou uma só palavra? Qual a base bíblica para isso? 

Disse-lhe o filho [pródigo]: 

— Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.

O pai, porém, disse aos seus servos: 

— Trazei-me depressa a melhor roupa e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos péstrazei também o novilho cevado, matai-o, comamos e regozijemo-nos

Lucas 15:21-23

Reparem como nos relatos bíblicos não há nenhum processo de humilhação no retorno da ovelha perdida, no retorno do filho pecador. Muito pelo contrário. Então por que o Corpo Governante orienta a que se deixe a ovelha por 6 meses recebendo um tratamento frio dentro da congregação cristã e sem pode falar nada? Sem dúvida, o Corpo Governante determinou um processo de SUBJUGAÇÃO da ovelha. O CG está mostrando quem é que manda e exigindo completa submissão. Mas qual a base bíblica para isso? NÃO HÁ.

Qual seria o modo realmente cristão de receber de volta a ovelha perdida? 

Tendo por base a resposta de Jesus diante de uma mulher adúltera:

— Vem e não peques mais (João 8:11)

Ou, embasada nas ilustrações de Lucas 15, a recepção da ovelha perdida seria com amor e com festa.

No máximo, os anciãos perguntariam se a pessoa se arrepende do erro cometido (supondo que tenha havido um erro grave) e perguntariam se ela está com a vida limpa segundo o modo de vida cristão, e pronto, seria aceita de braços abertos.

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: 

— "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? "

Jesus respondeu: 

— "Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete. 

Mateus 18:21-22

Em nenhuma passagem a Bíblia autoriza que a ovelha que estava perdida passe por um longo e sofrido processo de submissão às ordens do Corpo Governante antes de ser aceita na congregação cristã. Um processo que para alguns é realmente de humilhação pública. Se alguém tem argumento em contrário, que poste, mas Lucas 15 deixa muito claro que o modo cristão de agir para com os "perdidos" que retornam não é esse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...